terça-feira, 17 de julho de 2012

Como aliviar a dor dos primeiros dentes

Como aliviar a dor dos primeiros dentes

Como aliviar a dor dos primeiros dentesO surgimento do primeiro dente varia de bebé para bebé, assim como o ritmo e o número de dentes a surgir ao mesmo tempo. O primeiro dente é sempre recebido com muita alegria pelos pais. Porém, esta fase é de sofrimento e de mal-estar para o bebé, que o demonstra por constantes choros de desconforto e birra.

Os sintomas incluem dores, irritabilidade, gengivas inflamadas e sensíveis, face quente e vermelha, salivação abundante, vontade de morder objetos, ataques momentâneos de choro. O bebé pode ainda perder o apetite e alterar o seu padrão de sono. Alguns bebés apresentam ainda febre e diarreia.

O hábito de tentarem morder é uma tentativa de diminuir a pressão que os dentes fazem ao romper a gengiva.

Há algumas coisas que os pais podem fazer para aliviar o desconforto do rompimento os primeiros dentes.

Podem ser feitas massagens no local irritado. Com o dedo indicador bem lavado e desinfetado, massaje a gengiva inchada. De seguida, dê-lhe um pouco de água fresca. Esta massagem nas gengivas doridas pode ser feita com um gel específico.

Uma fralda de pano embebida em água bem fria também será uma boa solução momentânea.

Existem no mercado anéis para morder, que servem para acalmar as gengivas inchadas e irritadas. Estes deverão ser colocados no frigorífico, e dadas ao bebé quando estiverem frescos, uma vez que o frio adormece a gengiva, o que fará com que a dor diminua. Alguns destes anéis apresentam também relevo, que fazem uma massagem nas gengivas. O gel específico para gengivas doridas pode também ser colocado no anel.

Continue a fazer a limpeza diária na boca do bebé: depois de comer, passe com uma gaze esterilizada molhada nas gengivas, boca e língua, retirando o que ficou de leite.

Tente distrair o bebé para que ele se esqueça da dor e do desconforto. Um passeio, um boneco novo ou uma canção poderão dar uma ajuda.

E não esqueça nunca o carinho, o afeto, os beijinhos, tão importantes em alturas como esta. O bebé vai sentir-se seguro e mais confortado, sabendo que não está sozinho.

Se verificar que nenhuma destas dicas alivia o bebé, o melhor será mesmo consultar o pediatra, para este lhe dar uma ajuda.

Depois do rompimento do primeiro dente, a limpeza da boca deverá ser feita com uma dedeira de silicone e com pasta de dentes específica para bebés e adequada à idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário