terça-feira, 5 de junho de 2012

dicas de costura, muito metida eu ....


Olhe que metida! Podem me chamar assim. Mal comecei a costurar, e já quero ficar dando “dicas”. Prendam-me, ou me internem.
Não quero nem saber, vou escrever o que tenho observado durante minha pequena experiência como costureira! Quem sabe, posso ajudar alguém.
* O ferro de passar roupa é nosso maior e melhor companheiro, para que as costuras saiam de forma correta. Ele ajuda a manter, em linha reta, o tecido. Quando fizer bainha, passe antes, você verá que a costura ficará mais certinha.
* Medir sempre. Se tiver dúvida, meça de novo. Tal atenção é muito valiosa, pois podemos perder tecido, quando não medimos, corretamente, a peça. Esse negócio de “achar” que vai dar, não é confiável. Tem que medir, mesmo.
* Não tenha medo de errar. É tentando e errando, que se aprende.
* Deu errado? Desmanche e faça de novo. Não leve adiante uma costura errada, pois, no final, a peça não ficará em harmonia.
* Se você tem uma peça que deseja copiar, desmanche-a para ver como foi montada. Isso é melhor do que qualquer passo a passo.
Se você tem mais alguma dica que considera importante, por favor, mande para mim. Vou elaborar um documento para deixar no blog, disponível para quem quiser baixá-lo ou consultá-lo.