segunda-feira, 24 de novembro de 2014

como restaurar uma mesa

Restauração de Mesa - como pintar uma mesa de amarelo
Enfim uma Mesa Amarela pra chamar de minha!!!
Sim, eu estava doida pra ter algum móvel na cor Amarela… até que um dia uma Mesinha toda triste e sem vida cruzou meu caminho… na verdade ela foi dispensada de casa porque não combinava com nada :(  daí outro dia estava eu lá na casa da Mamis…. de repente eu olhei pra ela, ela olhou pra mim e bummmm…. decidi pintar a Mesa!!!
Foi assim que começou a história da mesinha que se tornou meu xodó, e pra ficar ainda mais marcante essa foi a primeira vez que pintei um Móvel de Madeira na minha vida! Que responsa heim!!!!  Já vou dizendo isso que é para deixar registrado que qualquer falha no processo se deve a pura falta de experiência…rsrsr mas como li outro dia FEITO É MELHOR QUE PERFEITO!
Então fui eu.. #alocadofaçavcmesma embarcar nessa viagem… e posso dizer… Adorei!!! Vem comigo que hoje vou te mostrar Como Restaurar uma Mesa de Madeira…. tenho certeza que você também será fisgado(a) por essa idéia!
Restauração de Mesa - como pintar uma mesa de amarelo
A tal da mesa nem era feia e não estava estragada, só estava meio perdida na decoração… achei que uma cor poderia trazer ela de volta pra vida… e não é que deu certo?
Pra isso usei os seguintes materiais:
Restauração de Mesa - como pintar uma mesa de amarelo
Anotou tudo certinho??? Na foto esqueci da Lixa de Madeira, mas ela é super importante !
Restauração de Mesa - como pintar uma mesa de amarelo
Minha mesa estava bem tranquila de fazer, sem muitos detalhes e sem tinta… então o trabalho foi apenas de tirar o brilho da peça inteira. Se o seu móvel estiver com tinta, não precisa retirar tudo, apenas lixe para ficar uniforme e sem brilho.
Agora se ele estiver com trincas, meio quebrado ou com imperfeições, o melhor seria usar uma massa para madeira, na loja de tintas o pessoal te ajuda em como usar, arrume o móvel com essa massa e depois lixe, o resultado é outro!
Bora Pintar?! 
Restauração de Mesa - como pintar uma mesa de amarelo
Sim, para móveis mais escuros é necessário passar uma tinta branca, até para realçar a cor! Você também pode usar fundo pra madeira, como eu não tinha foi a tinta branca mesmo.
Usei a Tinta Esmalte a Base de Água com acabamento Brilhante pois é muito mais fácil para trabalhar, não tem cheiro e a limpeza e diluição da tinta é com água mesmo. Eu queria um acabamento Acetinado (tipo fosco) mas na loja não tinha na cor que eu queria… parti para o acabamento brilhante mesmo e posso dizer, achei que ficou muito bom!
DICAS
dica A tinta rende muito!!! Se você for passar em um pequeno móvel, faça como eu mostro na foto: separe um copinho de tinta, faça a diluição com um pouco de água (1/3 – uma medida de água para 3 medidas de tinta) e pronto… se faltar tinta é só fazer mais um pouquinho…. melhor que jogar tudo na bandeja e depois sobrar tinta!
dica Passe a primeira camada bem fina, nos cantos ou áreas com detalhes você pode usar um pincel e depois passar o rolinho… isso evita que fique aquele riscado do pincel. Quanto melhor for a cobertura do branco mais fácil será a da cor que você escolher, então se necessário passe duas demãos de branco, ok?
dica Espere 1 a 2 horas entre demãos, ela até seca rápido, mas é melhor esperar a cura da tinta certinho.
Hora do Show…. Uma Mesa Amarela !!!
Restauração de Mesa - como pintar uma mesa de amarelo
Depois de totalmente seca a cor branca é hora de dar aquele “up” com a nova cor!  É só repetir os mesmos passos da tinta branca, mas desta vez com a tinta Amarela!
Dependendo da cor que você escolher será preciso mais que 2 demãos de tinta (eu fiz 3)… mas acho que isso depende muito de cada móvel e tinta e uma questão de gosto também.
Restauração de Mesa - como pintar uma mesa de amarelo
E aí? Me diz se não é pra viver de orgulho!!! Minha primeira vez nas tintas foi um sucesso!!! hahaha :-)
Até aqui tudo bem? Quer ver como melhorar o resultado e deixar a Mesa de Madeira Amarela ainda mais linda e com mil e uma utilidades, cores e estilos? Então é só continuar lendo…
OPÇÃO 2 – USANDO UM TAMPO DE VIDRO
Restauração de Mesa - como pintar uma mesa de amarelo
É incrível, não imaginei que um Tampo de Vidro pudesse fazer tanta diferença!!! A mesa como na foto acima já está lindona… mas ainda dá para melhorar!
Então se você puder investir umas verdinhas para comprar um Tampo de Vidro eu te falo que vale muito a pena… e te explico já o por quê:  Com apenas 1 Tampo de Vidro, você pode customizar sua mesa e criar vários outros modelos! Basta colocar embaixo do tampo um Tecido bonito, Papel de Presente, Fotos enfim… combinar com a vibe da sua casa!
Veja que legal… eu fiz mais 2 modelos com a mesma Mesa, apenas trocando o tecido!
Restauração de Mesa - como pintar uma mesa de amarelo
Já que estamos em época de Copa (gostemos ou não) eu resolvi colocar um Tecido Verde e Amarelo… Esse é um Tecido de Juta, mas qualquer que seja o seu tecido eu recomendo o seguinte:
Desenhe o tamanho exato que você irá usar no tecido, no meu caso foi um círculo com 58 de diâmetro. Depois, passe cola com um pincel em toda a borda do desenho, tipo 1cm pra dentro e pra fora. Agora estenda o tecido no varal para secar…. isso mesmo… vai por mim…. Esse procedimento é pra evitar que na hora de recortar o tecido comece a soltar fiozinhos… gostou da dica? ;-)
Ah… e nem precisa colar o tecido na mesa, assim você pode mudar quando quiser!
Restauração de Mesa - como pintar uma mesa de amarelo
Bote a cachola para funcionar… compre um tecido super lindo e combinante com sua decoração e pronto!
Restauração de Mesa - como pintar uma mesa de amarelo
 Tô xonada!!!!
Quer saber quanto eu gastei??? Bora lá fazer as continhas…
Tinta Amarela: R$ 25,00 (usei 1/3) – R$ 8,33   / Tinta Branca: R$ 23,00 (usei 0,5/3) – R$ 3,83
Bandeja pequena (opcional): R$ 8,00 (mas vou usar a vida toda) / Lixa: comprei duas R$ 2,50
Total da Reforma da Mesa Amarela: R$ 22,66
* Opcionais que fazem a diferença:  Tampo de Vidro de 4mm 58 de diâmetro: R$ 30,00 / Tecido Juta: R$ 9,00 mt / Tecido Listrado: R$ 12mt
 Olha o Antes e Depois da Mesinha!
Restauração de Mesa - como pintar uma mesa de amarelo - antes e depois
Tem como não amar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário