domingo, 17 de junho de 2012

Lenços..............Amo

Olá gente, ainda não sei quando e a hora de escrever meu blog... ainda tô perdida, então sempre arrumo um tempo e coloco alguma coisa, então hoje colocando alguma coisa sobre lenços no facebook junto com minha amiga Matildes, resolvi postar aqui...


Eu amo lenços, echarpes, faixas, pashiminas, cachecois e afins, e tenho visto em diversos sites e revistas que estão com tudo.

Bom, resolvi então em uma busca pela net procurar maneiras diferentes de amarrá-los e achei muita coisa legal. Talvez esse assunto esteja batido, mas como sempre tem alguém procurando e interessado neste tema prepararei essa postagem com uma coletânea de informações.

Uma coisa bem legal que eu achei foi um mini dicionário com as definições para cada um desses acessórios que a Denise Gebrim preparou e publicou em seu blog super transado Diário de Acessórios [muito bom esse blog]:

Lenço:
Os “foulards” ou “carrés de soie”, lenços ou quadrados de seda em francês, são representantes do estilo clássico e geralmente seguem a metragem de 90cm x 90cm para os grandes e 40cm x 40cm para os pequenos.

Echarpe: 
Echarpe é uma faixa de tecido leve, como: seda, crepe, voile, etc…, usada para envolver o pescoço e/ou o colo. Usada na grande maioria para enfeitar, sempre vem acompanhada de conotação festiva.

Estola: 
Faixa larga feita de pele de animais ou de tecidos pesados como veludo, geralmente é usada só em eventos mais sofisticados.

Xale:
Espécie de manta que envolve o corpo pode ter diferentes formatos (retangular, quadrada, triangular), tamanhos e acabamentos (como franjas). Geralmente, é feita de lã, tricot ou crochê.

Pashimina:
Pashimina é o nome do fio de lã super delicado usado na fabricação da peça. Na verdade, ela nada mais é do que um xale. Porém, mais estilosa, chique e quentinha, que pode ser usada de inúmeras maneiras.

Cachecol:
Cachecol é uma faixa de tecido que serve para agasalhar o pescoço, otima para o dia-a-dia. Normalmente, feita de tricot pode ser longa ou estreita. A palavra vem de “cacher”, de esconder e “col”, de pescoço.



E aí ainda fuçando na net em vários outros sites e blogs e inclusive no Diário de Acessórios descobri que o site da Hermès Paris disponibiliza para baixar o arquivo de um catálago deles que ensina várias amarrações lindas.

Baixei o arquivo e selecionei as que eu mais gostei para mostrar  e dividir com vocês:












Um charme não é mesmo? No youtube também tem alguns vídeos bem bacanas, é só digitar a palavra lenço na busca que vários filminhos explicativos aparecerão.

Também tem mais um monte de coisas legais no maravilhoso blog da super simpática Carmem Martins, o Achados da Moda, vale a pena ir lá para conferir várias dicas de moda!

Ótimo  semana a todos.